sexta-feira, abril 06, 2012

Jovens Adultos [Young Adult, 2011]



O reencontro da dupla Jason Reitman [diretor] e Diablo Cody [roteirista] após o intervalo de 4 anos [Juno, 2007] não poderia ser mais feliz nesta produção, "Jovens Adultos" [Young Adult, 2011], tendo à frente a talentosa e deslumbrante Charlize Theron.

Mavis Gary está com 37 anos. É uma 'ghost writer" de uma série de livros infanto-juvenis, que já teve os seus dias de glória,e que trata de "aborrescentes" em eterna crise existencial e de afirmação, cheios de energia e com os seus hormônios efervescentes. Sua vida é uma reunião de desencontros pessoais e afetivos. Seu apartamento, um caos largado em Minneapolis, onde trabalha e se "larga". O momento: mudanças !



Com o toque personalíssimo da roteirista, antes de tudo, inquietante e transgressora, Mavis retorna à sua pequena cidade interiorana, Mercury, com o objetivo de reconquistar o seu grande amor em tempos de colégio, que agora está casado e com uma bebê recém-nascida. E feliz !

A personagem de Charlize é aquela gostosa dos tempos de escola, insuportável, narcisista, ególatra e egoísta. Invejada, desejada, mas nada confiável e maquiavélica. E é difícil acompanhar a sua trajetória, ainda que constrangedora e previsível, sem o amargor da rejeição. Ainda mais considerando os seus objetivos alucinados transvestidos de arrogância e uma crise de TPM interminável. Recém-divorciada, possui a maturidade de seus personagens juvenis com suas fantasias e determinações razas e passionais.



Patrick Wilson [da série "A Gifted Man"] encara Buddy Slade, mais do mesmo, faz o pai de família convencional, outrora popular. E a grande sacada do filme fica por conta do ótimo Patton Oswalt como aquele colega invisível e boa praça, relembrado por Mavis apenas por ter sofrido um ataque homofóbico na escola. A conexão que se desenvolve entre estes dois opostos é o que de mais intrigante e tocante tem o filme. Também é responsável pelas tiradas cômicas em cenas que ficarão se movimentando nas mentes dos que forem assistir ao filme.

Com esta trinca de protagonistas inesperada o roteiro de Cody vai revelando detalhes da vida dos personagens de forma consistente nas mãos de Reitman. Charlize está ótima em sua caracterização de difícil digestão, mas que passa credibilidade e substância, principalmente nos diálogos com Oswalt encarnando Matt Freehauf.

Nos surpreendemos no início, discordamos e nos constragemos durante a trama, e ao final, torcemos e nos tornamos amigos de Mavis Gary !

Everyone gets old. Not everyone grows up."