segunda-feira, junho 21, 2010

Surrogates

[2009, Walt Disney Studios Home Entertainment]



Toda vez que vejo um filme protagonizado pelo Bruce Willis preparo de antemão os meus mais profundos agradecimentos por salvar a mim e ao restante da humanidade das forças do mal ! Nesta produção dirigida pelo Jonathan Mostow [Terminator 3 - Rise of the Machines, 2003], meu amigo Bruce, ou melhor, o agente Tom Greer do FBI [da era pós Mulder] vive em um futuro não muito distante [é sempre assim, ameaçador, terrível e "não muito distante" !], onde a interação do dia a dia entre as pessoas é feita através dos seus surrogates [ou substitutos no equivalente nacional...], espécie de avatares robóticos, comandados à distância pelos seres humanos, seus "operadores". Paralelo encontrado no filme de James Cameron, onde os Avatares são orgânicos, resultado da miscigenação de DNA humano e Na'vi. Entretanto, o mecanismo de controle é similar, menos sofisticado, é verdade, mas ainda funcional.

Naturalmente, os surrogates são mais fortes, bonitos, gostosos e estilosos, diferentemente dos seus imperfeitos operadores, que na segurança de seus lares, longe dos perigos da vida moderna, interagem em um mundo virtual e esquizóide. Com direito a flertes, relacionamentos profissionais e amorosos, e estimulantes sensoriais. O argumento de partida é muito instigante e inspirador para a geração nerd e de otakus que se sentem mais à vontade por trás do trio teclado + mouse + monitor, travestido de avatares fantasiosos que lhe proporcionam a falsa segurança de uma relação virtual.



Há, é claro, guetos de comunidades naturebas contra o uso de surrogates, onde qualquer componente robótico é banido e combatido. Há também o jogo político, as ações corporativas, o idealismo combinado com as afeições mais puras e íntimas do ser humano. A estória em si poderia ser melhor desenvolvida e é de rápida digestão, mas nos faz pensar em um futuro possível e alternativo.

Encontramos um Bruce Willis envelhecido, contido, cansado até ! Desta vez tentando passar emoções ao invés de quebrar tudo e atirar em todos ! O contraponto interessante ao agente Greer é a sua esposa, Maggie [a deliciosa inglesa Rosamund Pike, a Mirand Frost de Die Another Day, 2002] e a sua solidão por trás de uma exuberante surrogate, exteriorização mecanizada de sua vida familiar mal resolvida. A australiana balzaca Radha Mitchell [Melinda and Melinda, 2004] é a agente Peters, parceira de Greer, que completa o trio principal. Os protagonistas são ainda suportados pelo ótimo James Cromwell [o Capitão Stacy de Spiderman 3, 2007] e Ving Rhames [o Luther de Mission Impossible 3, 2006].



Galera Compulsiva Azul, este filme de 2009 é baseado em uma História em Quadrinhos, The Surrogates [2005 - 2006], publicada em cinco edições e de autoria de Robert Venditi e Brett Weldele. Há uma sequência da estória publicada em 2009 com o nome de The Surrogates: Flesh and Bone. A coisa mais interessante sobre estes fatos é que o escritor Venditi se inspirou após ler inúmeros relatos de pessoas que perderam os seus empregos, ou até mesmo maridos e esposas para o vício da internet, onde passavam horas e horas à frente de seus micros por intermédio de seus avatares e nicks ! Daí o estalo: e se tivéssemos alguém ou algo que fizesse as coisas do dia a dia na vida real ?



Imagem & áudio excelentes para o padrão BD. Digno de nota que, por opção estética, os surrogates aparecem com cor de pele um pouco mais "limpa", diferenciada dos seus "operadores". Cores corretas e detalhadas dentro da expectativa de um vídeo HD e fotografado de forma soberba por Oliver Wood . O áudio é espetacular em DTS-HD Master Audio 5.1 com diálogos claros e precisos e impressionantes efeitos sonoros de explosões, tiros e voos razantes de helicópteros nas cenas de ação. Tudo que se espera para valorizar o uso das caixas do seu HT e impressionar as visitas ! É um excelente divertimento para as tardes de domingo com a família ! A edição avaliada foi comprada em Hong Kong com legendas e áudio em Pt-Br.



Avaliação:
. Estória: 2,5/5
. Imagem: 4/5
. Áudio: 4/5
. Edição: 2,5/5

Ficha Técnica:

Filme:
. Video: 1080p HIgh-Definition / 2.40:1
. Áudio: English DTS-HD & Thai, Spanish, Portuguese Dolby 5.1
. Legendas: English ESL, Thai, Traditional Chinese, Bahasa, Malay, Korean, Simplified Chinese, Spanish, Portuguese

Extras:
> Deleted Scenes / A More Perfect You: The Science of Surrogates / Breaking the Frame: A Graphic Novel Comes to Life / "I Will not Bow"Music Video by Breaking Benjamin / Feature Audio: Commentary By Director Jonathan Mostow