segunda-feira, junho 28, 2010

The Wolfman

[2010, Universal Studios]



Sou vidrado nestes personagens sombrios e amaldiçoados que povoam a nossa imaginação desde sempre ! Criaturas sofredoras alvinegras que carregam involuntariamente um destino cruel a ser alimentado diariamente com vidas inocentes e alheias.... Quando encomendei em pre order a marmita deste peludão fiquei ansioso para conferir, um pouco receoso de que a nossa querida Universal tivesse assassinado com bala de prata este lançamento azul. Felizmente as imagens mostradas de uma Londres e arredores de 1891 são soberbas e se tornam um personagem importante na narrativa da estória, cinzenta e opressiva.



A estória é simples e esperada, sem novidades palatáveis em filmes do gênero, ainda mais sendo uma refilmagem da película de 1941 [The Wolf Man], com anabolizantes tecnológicos e uma interpretação repaginada do trio de protagonistas. Lawrence Talbot [Benicio del Toro, o temeroso Jackie Boy de Sin City, 2005], é um ator sheakespeariano de sucesso que se depara com a notícia do desaparecimento de seu irmão através da visita inesperada de sua futura cunhada Gwen Conliffe [Emily Blunt, a Emily Chalton de ,2006 ]. Após hesitação inicial, causada pelos conflitos com seu estranho e distante pai [Anthony Hopkins, o marcante e diabólico Dr. Hannibal Lecter de The Silence of the Lambs, 1991], resultado da morte misteriosa de sua mãe, parte para a sua cidade natal, Blackmoor, em busca de seu querido irmão. Aguarda-o, porém, o destino peludo por trás das luas cheias, impondo-lhe uma transformação dolorosa e amaldiçoada, além de um amor inesperado.

Comparando com The Wolf Man [1941]:


Atenção especial para a participacão notória de Geraldine Chaplin [Cría Cuervos, 1976 e Ana y los Lobos, 1973] envelhecida como Maleva, uma sábia cigana também envelhecida ! Outra participação especial é a do eterno Agente Smith, Hugo Weaving [a voz marcante de Megatron, Transformers, 2007] sem as orelhas pontudas do Cacique Elfo de olhar severo, como o sagaz inspetor Aberline da Scotland Yard [sempre há merchandise das agências de investigação: FBI, MI5, Scotland Yard....] que aos poucos vai encaixando as peças de um grotesco quebra-cabeças irracional, antecipado por nós, no decorrer da obviedade da linha narrativa. As cenas de metamorfose são as mais impressionantes de todo o filme e bem conduzidas pelo mago dos efeitos especiais Rick Baker [lembram-se de Um Lobisomem Americano em Londres ?]. Mais condizente e convincentes são as cenas noturnas de perseguição na floresta, vila cigana e nas ruas londrinas fielmente recriadas, além dos cuidadosos figurinos e da iluminação, sempre difusa, ressaltando a majestade da lua cheia nas noites terríveis e esperadas !



Dirigido por um burocrático Joe Johnston [Jumanju, 1995 e Jurassik Park 3, 2001] que disponibiliza no disco azul dois finais alternativos e escrito pelo pouco inspirado Andrew Kevin Walker [de Se7en, 1995 - este sim, um roteiraço !], The Wolfman é um filme para amantes do gênero que ficam entre a moderna franquia Underworld [com as babantes Kate Backinsale e Rhona Mitra, Van HelsingThe Wolf Man com o alcoolico e especialista em filmes de terror Lon Chaney Jr. e dirigido por George Waggner em 1941.

A atuação sempre surpreendente de Benicio del Toro fazendo um lobisomem "cool" atormentado pelo passado é um ponto positivo. Anthony Hopkins, sempre correto, parece que deixou se levar, engatado no "automático" e a bela Emily Blunt dá o toque romântico ao folhetim licantrópico !



A edição analisada é inglesa e veio em uma bela marmita [Steelbook]. Apesar de ser da Universal, a imagem é impressionante, próximo da referência. Em tons azuis embrumadas envolvendo o cenário gótico londrino e de Blackmoor . É um presentaço para os amantes de uma boa produção com alta qualidade de imagem e sem filtros aparentes. O áudio acompanha o nível da imagem, do sutil ao impactante. As surrounds e o subwoofer são bem acionados a ponto de envolvê-lo nesta trama bem conhecida. Contribui muito a trilha sonora de Danny Elfman. Ponto para a Universal ! Possui a versão para o cinema e a estendida com 16 minutos a mais de filme. Vejam as fotos abaixo.



Avaliação:
. Estória: 3/5
. Imagem: 4/5
. Áudio: 4/5
. Edição: 4/5

Ficha Técnica:

- Filme: Original Theatrical Version + Extended Director's Cut
. Vídeo: 1080p High-Definiton Widescreen 1.85:1
. Áudio: English DTS-HD MA 5.1, English Audio Description Track 2.0, French, Italian, German, Spanish, Japanese DTS Surround 5.1
. Legendas: English SDH, French, Italian, German, Spanish, Japanese, Cantonese, Danish, Finnish, Korean, Norwegian, Portuguese, Swedish, Traditional Mandarin
. Região: A, B, C
. Capacidade do Disco: 50 GB
. Video-Codec: MPEG-4/AVC
. Duração: 119 minutos

- Extras:
. Alternate Endings [HD] / Deleted Scenes [HD] / Featurettes [HD] / U-Control / BD Live
. Vídeo: 1080p High-Definiton Widescreen 1.85:1
. Áudio: English Dolby Digital 2.0
. Legendas: English SDH, French, Italian, German, Spanish, Japanese, Cantonese, Danish, Finnish, Korean, Norwegian, Portuguese, Swedish, Traditional Mandarin

Fotos da Edição: