terça-feira, julho 20, 2010

Saving Private Ryan

Sugestão Azul: O Soldado Enlatado Ryan Alemão !

Confira esta nova edição em blu-ray deste grande filme da dupla Spielberg/Hanks ! Bolacha com imagem & áudio referência !



Saving Private Ryan

2010 [Paramount Pictures]

Apesar do filme ter sido lançado comercialmente em 1998, merece estes comentários em função da belíssima edição desta bolacha azul que chegou às lojas alemãs em maio deste ano. Um genuíno Steven Spielberg [1946- ], bastante inspirado, obviamente americanóide, mas sem a infantilidade e tentações espaciais equivocadas realizadas, por exemplo, em Artificial Intelligence: A.I.[2001] e no último Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull [2008], que sinceramente, ansiava por finais distintos ou encurtados poupando-nos de cenas bisonhas e constrangedoras.

Na época do seu lançamento, "O Resgate do Soldado Ryan" foi muito comentado pelas cenas realistas de batalha e por ser inspirado em fatos reais. Um filmaço que faturou cinco Oscars [Melhor Diretor, inclusive!] e dois Globos de Ouro [Melhor Filme e Direção] e está inclusa entre as cincoenta maiores bilheterias do cinema !



A estória se passa durante os episódios decisivos da cruel 2a. Grande Guerra, relembrados e recontados por um ex-combatente, agora envelhecido e com sua família, durante visita em homenagem aos soldados mortos em um cemitério militar. Após o desembarque na Praia de Omaha, Normandia, no Dia D [06/06/1944], objetivando a liberação da França ocupada pelos alemães e marchar rumo à Berlim, o capitão John H. Miller [Tom Hanks, Cast Away, 2000] e os seus homens recebem a missão de encontrar e enviar para casa o paraquedista James Francis Ryan [Matt Damon, o capitão dos Springboks, François Piennar, de Invictus, 2009], pertencente à Companhia 101 do 506o. Regimento, que saltou em local equivocado e pode estar em qualquer lugar do solo francês, ou mesmo morto. A razão deste privilégio, vindo em formato de despacho do alto comando militar americano, é a morte de seus três irmãos mais velhos durante o conflito [KIA - "Killed in Action"].



Enquanto o pelotão liderado pelo Capitão Miller adentra as terras francesas no encalço do paraquedista, a questão fundamental se levanta: a vida de um vale o risco de outras oito ? A vida de um soldado é mais valiosa do que a vida de outro ? O que é preponderante, a missão ou a autopreservação ? Grupo ou indivíduo ? Tudo isso me faz lembrar a famosa fala: "Because the needs of the one... outweigh the needs of the many"[ Porque a necessidade de um..... prevalece sobre as de muitos][Jim Kirk em Star Trek III: The Search for Spock, 1984].



Após inúmeros contratempos [afinal é um filme de guerra !], o pelotão encontra o soldado Ryan e o que resta de sua unidade, especialista em defender objetivos e pontos estratégicos. Ao saber da notícia de seus irmãos e a sua liberação de suas obrigações militares, Ryan se recusa a abandonar os seus companheiros, bem como a missão de proteger "a qualquer custo" a ponte do vilarejo Ramelle até a chegada do reforço aliado.

Entre não concluir a missão e proteger a ponte da chegada dos alemães, o Capitão Miller decide ficar e se juntar ao pequeno grupo de paraquedistas e enfrentar a unidade de blindados alemã escoltados por tanques Tiger e cincoenta germânicos ensandecidos.

A batalha que se segue é espetacular, com todos os ingredientes de um grande filme de guerra, abrangendo astúcia, coragem, medo e desespero. É a busca frenética por uma ínfima decência em meio ao caos generalizado da irracionalidade humana em seu mais baixo e degradante grau.

Ao final da estória a redenção com a chegada das valquírias salvadoras com os seus P-51 Mustangs rasgando os céus e exterminando o mal. A fala final é antológica e permanece em nossas mentes embevecidas: "James... earn this. Earn it." [Faça por merecer !]



As cenas do desembarque do 2o. Batalhão Ranger, sob comando do Capitão Miller, no início do filme são inesquecíveis e por demais, impressionantes ! São trinta minutos de horror na visão de um combatente que entra em contato com um mundo bárbaro e animal. A crueza das mortes e dilacerações provocadas pelas granadas, metralhadoras, canhões e demais artefatos bélicos, é misturada, de forma magistral, à impotência e aos sentimentos dos soldados incrédulos, ante à morte iminente, estampados em seus rostos, sobretudo em seus olhares. É o resultado de uma direção segura, ousada e madura de um Spielberg inacreditavelmente enxuto ! Junte-se a isso a plasticidade das cenas do nascer do sol durante a caminhada da tropa, os diálogos travados pelos soldados, seus dramas pessoais e a perspectiva sombria que os une, tudo muito azeitado e amarrado sem exageros ou falhas aparentes. Um belo filme realmente ! O clímax da batalha final e heróica é uma das mais emocionantes da história do cinema no tocante aos grandes filmes de guerra.

A atuação de Tom Hanks [Apollo 13, 1995] é arrebatadora e carrega em alto e bom tom os temores, dúvidas e determinação, com muita convicção e maestria, perante o seu pelotão formado por uma equipe de atores conhecidos e de peso: Edward Burns, Tom Sizemore, Giovanni Ribisi, Vin Diesel, Adam Goldberg, Barry Pepper e Jeremy Davies. Matt Damon se junta ao grupo com uma atuação discreta, porém correta. Especial atenção à relação e diálogos entre o capitão e o seu sargento Horvath [Tom Sizemore, Ezra Mann em Good God Bad Dog, 2009], bem como a transformação do cabo Upham [Jeremy Davies, o Daniel Faraday de Lost, 2008-10] durante a trama. Sem falar no contraponto com o soldado "estouradão" Reiben [Edward Burns, Purple Violets, 2007] e os versículos bíblicos recitados antes de cada tiro do atirador de elite, o soldado Jackson [Barry Pepper, o Dean Stanton de Green Mile, 1999].



Mas, o filme é centrado nas habilidades deste grande ator chamado Tom Hanks [1956- ] ! É para se aplaudir de pé ! E pensar que Mr. Hanks atuou em filmes juvenis como Splash [1984] e Big [1988], passando por comédias românticas como Joe Versus The Volcano [1990] e Sleepless in Seattle [1993]... até chegar aos oscarizáveis Philadelphia [1993] e Forrest Gump [1994]. Uma filmografia de respeito, como poucos podem se orgulhar...

Algumas curiosidades por trás dos bastidores: todo o pelotão de atores recebeu treinamento militar intensivo por vários dias, exceção feita à Matt Damon, para que o ressentimento do grupo por ele não ter participado desta etapa duríssima fosse canalizado durante as filmagens. As placas de identificação [Dog Tags] dos soldados mortos lidas pelo Soldado Richard Reiben são todos de amigos do ator Edward Burns. O papel do soldado Ryan foi oferecido inicialmente ao Edward Norton que declinou. Em 2006, Tom Hanks foi agraciado como membro honorário do Hall da Fama dos Rangers das Forças Armadas dos EUA devido à sua atuação como Capitão Miller neste filme.



A bolacha azul analisada veio dentro de uma marmita alemã, difícil de adquirir [em função da primeira edição recolhida por problemas de sincronização de áudio], com belíssima impressão externa, duas bolachas e sem qualquer grafismos interno [simplesmente Lamentável !]. Não dispõe de áudio e legenda em português !

A imagem da edição azul pode decepcionar inicialmente os incautos, pois os tons esmaecidos são intencionais, não há qualquer traço de cores vibrantes ou saturadas, embora sejam sólidas e detalhadas. A opção por cores lavadas é estética feita por Spielberg e Janusz Kaminski [diretor de fotografia] e funciona maravilhosamente bem nesta produção, tornando-se referência no mundo azul ! São impressionantes as imagens realistas do sangue na face do Capitão Miller ao desembarcar na Normandia, ou mesmo os detalhes das diversas armas empregadas, uniformes e capacetes, rostos em close dos protagonistas. Uma pequena amostra é apresentada por meio das fotos desta matéria. Sugiro que o leitor azul perceba os detalhes das diversas texturas se aproximando de sua tela ou mesmo pausando as cenas ! Predominância das cores marrom, verde e cinza passando uma sensação de desconforto. Preto consistente, profundo e envolvente, nunca excessivo ou invasivo. É para apreciar, vendo e revendo incontáveis vezes !



O áudio é algo inimaginável ! O DTS-HD Master Audio 5.1 vai levar o leitor às lágrimas e agradecer o dinheiro gasto com o seu HT ! Você estará literalmente "dentro" da guerra, lado a lado com o Capitão Miller e sua tropa. Uma experiência inesquecível muito próxima ao sentida em uma sala de cinema de primeira linha. Dos sons mais sutis aos mais impactantes fará o espectador azul se desviar dos tiros que passam a centímetros de sua cabeça ! A se assustar com as explosões, a temer a aproximação dos tanques inimigos, a sentir a brisa no cemitério... É o que todos nós, taradinhos, ambicionamos: envolvimento total ! Muita intensidade... Também leva a referência de áudio !

"My family is with me today. They wanted to come with me. To be honest with you, I wasn't sure how I'd feel coming back here. Every day I think about what you said to me that day on the bridge. I tried to live my life the best that I could. I hope that was enough. I hope that, at least in your eyes, I've earned what all of you have done for me. " [James Francis Ryan]



Avaliação:
. Estória: 4.5/5
. Imagem: 5/5
. Áudio: 5/5
. Edição: 3.5/5

Ficha Técnica:
. Vídeo
Video codec: MPEG-4/AVC
Video resolution: 1080p
Aspect ratio: 1.85:1
Original aspect ratio: 1.85:1
Data de Lançamento BD: 21/05/2010

. Áudio
Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1, Alemão, Francês, Espanhol, Italiano: DD 5.1

. Legendas:
Alemão, Francês, Inglês , Italiano, Espanhol, Dinamarquês, Sueco, Norueguês, Finlandês, Holandês

. Disco:
Capacidade: 50GB Blu-ray Disc / Two-disc set (2 BDs)
Região: ABC
Duração: 169 minutos

. Extras:
Making Of / Featurettes / Background reports / Trailer

Fotos da Edição: