sexta-feira, agosto 27, 2010

Shoot'em Up

Sugestão Azul: Shoot'em Up ["Mandando Bala"] ! Pura diversão com cenas antológicas, muita bala e adrenalina, e claro, muito humor e cenouras !

Reúna os marmanjões azuis em sua sala com muita pipoca & guaraná e se deixe levar pelo mal humorado Clive Owen e a m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a Monica Bellucci ! Destaque ainda para o sempre competente Paul Giamatti ! Precisa mais ?



Shoot'em Up

Mandando Bala, 2007 [New Line Cinema]

"You know what I hate?" ["Sabe o que eu odeio ?" - Mr. Smith]

"Why is a gun better than a wife? Because you can put a silencer on a gun." ["Por que uma arma é melhor do que uma esposa ? Porque você pode colocar um silenciador em uma arma." - Mr. Hertz]



Galera BDista, parece meio óbvia a principal razão que me fez eleger esta bolacha azul para exercitar o ato de escrever e entreter. Esta razão se chama Monica Bellucci ! Espero que não haja vozes discordantes sobre a presença impactante desta deusa italiana que transforma este filme de ação em algo inesquecível ! Cenas antológicas de muito bom gosto e sensualidade fazem da transa com o personagem de Clive Owen um momento marcante que povoará a mente de muitos taradinhos desvairados azuis ! Para as meninas Na'vi a presença do viril e divertido Clive Owen é uma compensação sem tamanho ! E no meio disto tudo está o brilhante e cada vez mais notório Paul Giamatti que engrandece o seu personagem com uma densidade cômica que dificilmente nos esqueceremos !

Outro importante motivo, embora bem secundário, é a maneira astuciosa com que o escritor e diretor Michael Davis [Monster Man, 2003] conduz, em tom de paródia, repleto de bom humor e grandes sacadas, o enredo, a princípio banal, com muito ritmo e fluidez. Os diálogos são muito bem elaborados, rápidos e furiosos ! Possuem uma verve e tem a sabedoria de não levar a estória, tão inverossímil, a sério ! Sem estes cuidados, o filme seria um exageradésimo exercício de ação infindável onde a chuvarada de balas só é comparável às estrelas "shurikens" de seu par Ninja Assassino [2009, James McTeigue] ou os filmes estrelados pelos eternos mercenários brucutus Stallone, Statham & Cia. ou mesmo o exterminador Schwarzenegger !

"You are the angriest man in the world!" ["Você é o mais raivoso homem do mundo !" - DQ]



Logo de partida estamos na companhia de Mr. Smith [excelente Clive Owen, Duplicity, 2009], solitário, em uma noite qualquer, sentado em um banco próximo a uma parada de ônibus. Deserto, silencioso e escuro. Repentinamente corre à sua frente uma grávida arfante e desesperada perseguida por um homem com cara de poucos amigos exibindo a sua arma, orgulhoso. Relutantemente e com certo enfado, levanta-se e vai atrás da dupla em correria. Dentro de uma fábrica abandonada mata o perseguidor, faz o trabalho de parto em meio a um inacreditável tiroteio e salva o bebê recém nascido do verdadeiro "bad guy", o líder da gangue, Mr. Hertz [o grande Paul Giamatti, Sideways, 2004]. Assim como Mr. Smith todos acreditamos inicialmente que a razão da perseguição é a jovem mãe ensandecida. A sequência inicial já mostra em sua plenitude o significado do título, bem como o tom com que o enredo levará o espectador assustado até o final desta aventura azul ! A cena do parto é divertidíssima... não entendemos a razão da perseguição, a presença de uma portentosa cenoura [vegetal preferido do personagem Mr. Smith ! hilário...], uma grávida ao acaso e um bando de meliantes armados até os dentes atirando mais do que durante o desembarque da Normandia [Leia O Resgate do Soldado Ryan [1998, Steven Spielberg]].

"I don't understand a word you're going on about, but I know exactly what you're saying and I refuse to apologize." [Não entendo uma palavra do que está rolando, mas sei exatamente o que está dizendo e me recuso a pedir desculpas. - Mr. Smith]



Após a carnificina inicial encontramos Mr. Smith tomando conta desajeitadamente de seu novo companheiro. Tenta abandoná-lo, mas é convencido que o pobre bebê é, na verdade e desde o início, alvo do malévolo Mr. Hertz [nome anedota !]. Neste momento entra em cena a prostituta Donna Quintano, DQ [deliciosa Monica Bellucci, Malèna, 2000], que acabara de perder o seu filho e foi convocada para amamentar e cuidar do baby Oliver ! Em um quarto improvável, DQ aparece em roupas e com atitudes de fazer qualquer barbudo lamber a maçaneta ! As sequências que ali se passam entre o trio principal é de tirar o fôlego e prender a atenção de qualquer espectador.

"[after coming across a room full of semen samples] Watch where you step. The ice cream is melting" [após atravessar uma sala cheio de amostras de sêmem - "Cuidado com os seus passos. O sorvete está derretendo." - Mr. Smith]

"What ?" ["O quê ?" - DQ]

"I thought donor sperm was your department" ["Pensei que doadores de esperma fosse o seu departamento." - Mr. Smith]



Com a dupla de protetores formada e agora em fuga com o pequeno Oliver a trama é acelerada através de situações extremas pontuadas por cenas sensuais entre os protagonistas e os encontros frenéticos e inevitáveis entre mocinhos charmosos e bandidos cruéis, suportados por um argumento pouco convincente e linear. Reparem no mal humor de Mr. Smith, que é inflamado ao extremo ao se deparar com tipos irritantes e desprezíveis, que encontramos em nossa vida rotineira e que, infelizmente, não podemos exterminá-los ! Através do porta voz Mr. Smith ficamos sabendo o que irrita sobremaneira o diretor Davis.

DQ é responsável pelas observações mais desconcertantes do filme e ouví-la reclamando em italiano não tem preço ! A química entre Owen e Bellucci é das mais intensas e é responsável pela atração que a película exerce. O lado inusitado do vilão Mr Hertz fica por conta das ligações recebidas de sua distante esposa pelo celular nos momentos mais críticos da trama.... um achado do despretensioso Michael Davis.



A ação é tão frenética e caricata que não nos causa náusea ou enfado, e sim, muita diversão pelas situações absurdas resolvidas de forma criativa e inesperada. A irritação frequente de Mr. Smith só faz frente ao desequilíbrio de Mr. Hertz, aplacada somente pelo dueto harmonioso dos olhos profundos e a boca fumegante de DQ. Atentem para detalhes como fraldas improvisadas, colete à prova de bala, meia como gorro e, a incrível cena do parquinho infantil. Shoot'em Up não será lembrado como filme cabeça, clássico de ação, ou mesmo por atuações comoventes e inigualáveis ! Se propõe a ser um filme de entretenimento puro, inventivo, bem humorado e acima de tudo, divertido. E, meus amigos azuis, cumpre com maestria esta proposta ! Confira...

"What I really hate, is a pussy with a gun in his hand." ["O que eu realmente odeio, é uma bicha com uma arma na mão." - Mr. Smith]



A direção segura e envolvente de Michael Davis é muito superior às suas habilidades como escritor, pois a trama, se é que existe, é de uma primitivismo canhestro. Entretanto, é superado por inacreditáveis cenas de ação com tiroteios infernais em locais inusitados, perseguições de carro e um humor ácido contundente através de diálogos inteligentes. A interpretação equilibrada e harmoniosa do trio de protagonistas torna o filme a um candidato "cult".



Algumas curiosidades sobre o filme: em números - foram utilizadas quase 60 litros de sangue falso nas cenas de ação durante 86 minutos de filme. A pilha de mortos que permeia a trajetória de Mr. Smith totaliza 106 ! Mais de 200 armas diferentes foram usadas, algumas especialmente concebidas para o filme. As filmagens duraram próximo de 55 dias. Somente Mr. Smith faz uso de 18 armas de fogo, a primeira delas, uma Walther PPK [arma predileta de James Bond], referência a uma opção considerada pela produção de 007, no caso, Clive Owen. Uma das regras determinada pelo diretor é que não haveriam explosões. O filme deveria estar centrado em tiros de armas de fogo. Há muitas referências no filme aos desenhos da Warner. Mr. Smith com as suas incontáveis cenouras mais parece o Pernalonga caçado incansavelmente pelo Hortelino [Mr. Hertz]. Aliás, reparem na semelhança entre o Paul Giamatti e o personagem animado ao longo da trama. É hilário quando toca o celular de Mr. Hertz, simplesmente a Cavalgada das Valquírias de Richard Wagner.

"[after ramming a carrot through the back of a killer's head] Eat your vegetables." [depois de enfiar uma cenoura até o fundo da cabeça do assassino - "Coma os seus vegetais." - Mr. Smith]



A edição aqui analisada é uma bela marmita alemã com acabamento impecável e fotos estampadas expressivas na frente e no verso. Internamente mais fotos coloridas estampadas exibindo a qualidade germânica quando se dispõe a caprichar. Bolacha azul única, região B e sem legendas em português [grrrr...]. Apesar destas limitações recomendo a edição para futura "Gambiarra Edition", onde se substitui a bolacha original por uma com áudio e legendas na nossa maravilhosa língua pátria !

"oh, you have caused me no end of trouble!" ["Você tem me causado problemas sem fim !" - Mr. Hertz]



Taradinhos azuis, apesar de não possuir legendas Pt-Br e coisa e tal, a imagem deste blu-ray é de excelente qualidade ! Um exemplo do que a resolução em hidef / 1080p pode fazer em sua sala de estar ou dedicada ao seu home theater. Tudo está lá, bem definido, cores intencionalmente explosivas [saturadas] e firmes com detalhes impressionantes e que dão um tom surrealista à estória absurda e fantástica. Toda a combinação de cores é muito "quente" em consonância com a proposta do diretor Michael Davis, exemplarmente cumprido pelo cinematórgrafo Peter Pau [vencedor do Oscar por Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000]. Pretos majestosos ressaltando as cenas noturnas com maestria e profundidade. Para o caçador de grãos em películas, há uma agradável surpresa: estão lá, ainda que minimamente, e complementam a imagem magnífica da bolacha azul. É um belo exemplo de como os famigerados grãos podem conviver pacificamente em um disco de alta resolução. Recomendo !

Poster do Filme:


Um filme de ação deste calibre não poderia de forma alguma nos decepcionar com o áudio ! E não decepciona mesmo ! É simplesmente fantástico ! Não vai parar de exigir de suas caixas trabalho intensivo e contínuo durante todo o filme. Tudo isso embalado em DTS-HD MA 7.1 que fará com que você participe intensamente dos insanos tiroteios, queira dialogar com os personagens, sentir nas veias a adrenalina pulsando e, perturbar-se com a respiração ofegante de DQ durante as cenas mais sensuais ! Um verdadeiro delírio compartilhado pelas surrounds e o trio de caixas principais. Pura referência ! Encha a sala de visitas e aproveite ao máximo com muita pipoca, guaraná & cenouras !



Resumindo: apesar de não contarmos até o presente momento de uma bolacha azul com áudio e legendas em português, não podemos nos privar desta divertida produção ! Muita ação, beijos e caretas com Monica Bellucci, Clive Owen e Paul Giamatti ! Precisa mais ?

Avaliação:
. Estória: 3/5
. Imagem: 5/5
. Áudio: 5/5
. Edição: 4/5

Ficha Técnica: Shoot'em Up (Blu-ray) (Steelbook Limited Edition) (German Version)
. Vídeo
Video codec: VC-1
Video resolution: 1080p
Aspect ratio: 2.35:1
Original aspect ratio: 2.39:1
Data de Lançamento BD: 02.10.2008

. Áudio
Inglês: DTS-HD MA 7.1 / Alemão: DTS-HD MA 5.1

. Legendas:
Inglês para Deficiente Auditivo, Alemão para Deficiente Auditivo
. Disco:
Capacidade: 50GB Blu-ray Disc (1 BD)
Região: B
Duração: 86 minutos

. Extras:
Enhanced visual commentary (PIP)/ Audio commentary by director and writer Michael Davis / Unused scenes with optional audio commentary by director Michael Davis / "Ballet of Bullets - Making Of" Shoot'Em up " / The original animatics, directed by Michael Davis / U.S. Trailer / TV Trailer Remix / Red Band Trailer

Fotos da Edição:











4 Comments:

At 4:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Βenefіtѕ will mοst liκely bе shown if utilized 30 minutеs eaсh and eveгy daу.


Also ѵisit my ωebsitе ...
Www.Squidoo.Com
My web page :: http://www.Prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

 
At 2:45 AM, Anonymous Anônimo said...

Hi theге, i rеad your blog from timе to timе and і oωn a sіmilaг one аnd
i wаs јust curious if you get a lοt of ѕpam feedbaсk?
If so hoω do yοu pгotect against it, anу plugin oг аnуthing уou саn aԁνise?
Ι get so muсh lately it's driving me insane so any assistance is very much appreciated.

Also visit my web site :: This Web-site

 
At 12:48 PM, Anonymous Anônimo said...

I usuаlly do not comment, but after reading through а few of the remarκs here "Shoot'em Up".
I dο havе 2 questions fοr you if it's allright. Is it only me or does it look like like some of the remarks look like they are coming from brain dead folks? :-P And, if you are posting at other online sites, I would like to follow anything new you have to post. Would you list of all of your social networking pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

Here is my website :: payday loans

 
At 8:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Wоw, that's what I was searching for, what a information! present here at this webpage, thanks admin of this website.

my site; http://www.euclock.org/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=PenneyKoo

 

Postar um comentário

<< Home