quinta-feira, setembro 16, 2010

The Curious Case of Benjamin Button

Sugestão Azul: O Curioso Caso de Benjamin Button ! Conto de Fitzgerald com Pitt & Blanchett !

Contado em forma de diário, o filme faz uma reflexão sobre o envelhecimento e as oportunidades, situações e desencontros que caracterizam a vida de cada um. Elenco afiado, direção segura, com imagem & áudio caprichados em edição especial alemã com legendas Pt-Br !




The Curious Case of Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button, 2008 [Warner Home Video]

"My name is Benjamin Button, and I was born under unusual circumstances. While everyone else was agin', I was gettin' younger... all alone" ["Meu nome é Benjamin Button, e nasci sob circunstâncias incomuns. Enquanto todo mundo envelhecia, eu ficava mais jovem..... e totalmente sozinho."]



Tendo como ponto de partida o conto de meras 25 páginas do grande escritor americano Francis Scott Fitzgerald [1896-1940], autor querido por obras imortais levadas às grandes telas como O Grande Gatsby [1925], Suave é a Noite [1934] e O Último Magnata [1941], o diretor David Fincher [Se7en, 1995] constrói uma obra de rara beleza, comovente e delicada. Abandona o tom cínico e mordaz, original do conto, que como um exercício inconsequente e despretencioso, enfatiza a mensagem de que a juventude não deveria ser concedida para que fosse desperdiçada pelos jovens.

No conto O Curioso Caso de Benjamin Button, extraído do livro Contos da Era do Jazz [1922], encontramos um Benjamin recém nascido com manias de velho ranzinza, falante e já expedindo ordens a um pai atônito e assustado no Maryland Private Hospital for Ladies and Gentlemen, onde o médico e as enfermeiras não puderam explicar o acontecido e se mostram totalmente constrangidos com a situação inédita. O primeiro diálogo entre pai e filho é simplesmente delicioso:

"Are you my father?" ["Você é meu pai ?" - Benjamin Button]
"Because if you are, I wish you'd get me out of this place--or, at least, get them to put a comfortable rocker in here," ["Porque se você for, gostaria que me tirasse daqui, ou pelo menos, pedisse a eles que colocassem aqui uma cadeira de balanço confortável" - Benjamin Button]

"Where in God's name did you come from ? Who are you ?" ["De onde, em nome de Deus, você veio ? Quem é você ?" - Roger Button]

"I can't tell you exactly who I am, because I've only been born a few hours--but my last name is certainly Button." ["Não posso lhe dizer exatamente quem eu seja, porque acabei de nascer há algumas horas, mas meu último nome certamente é Button." - Benjamin Button]



O escritor Eric Roth [The Insider,1999] preferiu cortar este início fascinante e desconcertante substituindo-o pelo desespero de um pai combalido [Jason Flemyng, Stardust, 2007] após presenciar a morte de sua esposa no pós trabalho de parto e que se vê ante o horror ao encontrar o seu rebento em um estado inusitado e incompreensível: nascido como se estivesse morrendo ! Andando desvairado pela noite da cidade de Nova Orleans, com os pensamentos mais sombrios abandona Benjamin nas escadas de uma instituição para idosos. Lá é acolhido pela bondade da cozinheira Queenie [Taraji P. Henson, Smokin' Aces, 2006], que à despeito da aparência repugnante do bebê, cheio de rugas ressecadas, ao invés de dobrinhas adoráveis, resolve adotá-lo. Estamos na noite do último dia da Primeira Guerra Mundial em 1918 com festejos pelas ruas e fogos de artifício iluminando os céus de uma população aliviada.

Life isn't measured in minutes, but in moments." ["A vida não é medida em minutos, mas em momentos"]



Desacreditado pelo médico e contra todas as possibilidades, Queenie se compadece do bebê senil, surdo, com cataratas e artrites, e o apresenta aos idosos que compartilham de sua generosidade. Aos poucos vemos Benjamin crescer e a se movimentar com auxílio de cadeira de rodas e, posteriormente, muletas. Vamos também nos acostumando a ver Brad Pitt envelhecido, resultado da magia de efeitos especiais e maquiagem carregada, que a princípio nos causa estranheza e que gradativamente vai nos cativando na figura do velhinho com mente infantil. Diferentemente do conto, no filme Benjamin, apesar da aparência de idoso, possui as maneiras e a mente infantil, desenvolvendo-se de forma antagônica entre o físico e o intelectual em uma dramática e criativa inversão cronológica natural. Esta liberdade autoral transforma a proposta original em mensagens distintas. No conto de Fitzgerald, Benjamin vai rejuvenescendo a cada dia que passa, assim como o seu intelecto e emoções. De qualquer forma, a grande discussão destas obras ímpares e entrelaçadas se resume à passagem do tempo, seja no sentido natural ou fictício, com as situações que deparamos, oportunidades vividas ou desperdiçadas, pessoas e sentimentos, que nos definem e se sobrepõem em uma espiral crescente até um ápice seguido da degradação contínua até o vazio total. O charme deste conto é o enfoque dado e a maneira que é narrada acentuando a jornada monumental que é a vida de qualquer ser humano, ainda mais no sentido reverso e impossível: de um recém nascido senil até a infância terminal !

"Your life is defined by its opportunities... even the ones you miss." ["Sua vida é definida pelas oportunidades... mesmo por aquelas que você perdeu." - Benjamin Button]



É inusitado ver Benjamin aprendendo a comer junto aos idosos do asilo, brincando com talheres e soldadinhos de chumbo, ao mesmo tempo que precocemente se familiariza de forma natural com a morte, já que seus convivas vão desaparecendo subitamente ou definhando com a passagem inexorável de um tempo cruel e apaziguador. O espírito infantil é delineado pela cena em que Benjamin de cadeira de rodas no pórtico da casa inveja as crianças brincando na rua. Fica tentado em descer as escadas rolando as rodas de sua cadeira, quando subitamente é trazido de volta por Queenie.

Neste ambiente protegido e seguro, onde vive enjaulado em seu mundo improvável, conhece Daisy em uma visita à sua avó. Daisy é uma garota viva de longos cabelos vermelhos e enormes olhos azuis que ao crescer se transfigurará na exuberante Cate Blanchett. Logo a amizade, e algo mais, toma conta deste estranho par que nos momentos quase extremos de suas existências são unidos pela curiosidade, descobertas e aventuras.

"You're so young." ["Você é tão jovem" - Daisy]
"Only on the outside" ["Somente por fora" - Benjamin Button]



Embora separados pelos acontecimentos ao longo de suas vidas, Benjamin e Daisy permanecem em contato, como se um velasse pela existência do outro através de encontros e desencontros, enquanto um rejuvenesce e a outra naturalmente envelhece. Esta conexão é viabilizada afetivamente quando ambos estão com mais de 40 anos de suas vidas entrecruzadas.

À medida que Benjamin vai rejuvenescendo, o escritor Eric Roth permeia a trama com as aventuras e desventuras do protagonista, a exemplo de seu outro aclamado filme, Forrest Gump [Robert Zemeckis, 1994]. A jornada incomum de Benjamin por locais e situações extraordinárias é narrada de forma cativante através de diálogos inteligentes entre os personagens que encontra, forçando-nos a refletir sobre a nossa própria jornada, sobre os aspectos da velhice, do passar do tempo, das realizações e oportunidades desperdiçadas, além das fatalidades que estão além de nosso controle. O primeiro beijo, a primeira noite, a primeira bebedeira, a descoberta do amor por uma mulher mais velha, o sentimento de liberdade, o receio pelo futuro.

A fábula cinematográfica equilibra momentos de aventura, drama e comicidade costurando uma sucessão de momentos históricos, tais como a Segunda Grande Guerra, o movimento beatnick e o furacão Katrina, onde se percebe o dedo seguro do diretor David Fincher [Fight Club, 1999]. Acostumado a conviver no mundo fantástico recheado de pesadelos em uma cinematografia de grandes filmes, entre os quais, Se7en [1995], Fight Club [1999], Panic Room [2002] e Zodiac [2007], os dois primeiros com o mesmo Brad Pitt, Fincher encontra a plena maturidade e equilíbrio nesta singela história de amor.

"It's a funny thing about comin' home. Looks the same, smells the same, feels the same. You'll realize what's changed is you." ["É uma coisa engraçada voltar para casa. Parece a mesma, tem o mesmo cheiro, a mesma sensação. Então percebe-se que o que mudou é você" - Benjamin Button]



Brad Pitt [Inglourious Basterds, 2009] e Cate Blanchett [Elizabeth: The Golden Age, 2007] fazem toda a diferença nesta filmagem levemente inspirada no conto original. E é difícil imaginar uma outra dupla de atores talentosos atuando de forma tão sutil, delicada e sensível. A exemplo de Tom Hanks [Saving Private Ryan, Steven Spielberg, 1998] como Forrest Gump, inigualável naquele papel. Brad Pitt vem se apresentando no decorrer de sua filmografia como um ator versátil e surpreendente, exibindo notória evolução e superando a beleza que causa suspiros na inteira população feminina deste planetóide. É convincente como Benjamin sendo capaz de sustentar as nuances de um papel difícil com o rejuvenescimento contínuo de seu personagem. Cate Blanchett está no patamar diferenciado das grandes atrizes de nosso tempo ! Em cada filme novo que leva o seu nome é garantia de uma grande atuação e de personagens inesquecíveis. O cuidado na construção do personagem, seja no plano físico ou emocional, as sutilezas de uma expressão corporal sofisticada e a naturalidade de suas representações, fazem toda a diferença. Quem consegue esquecer de personagens como Irina Spalko [Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008], Rainha Elizabeth [Elizabeth: The Golden Age, 2007] ou Katherine Hepburn [The Aviator, 2004] ! Isso sem falar da encantadora Galadriel [Lord of The Rings, 2001]. Ponho-me de pé e tiro o chapéu para a performance desta magistral atriz Cate Blanchett !

O excepcional elenco de apoio formado por Julia Ormond [Sabrina, 1995], Tilda Swinton [Burn After Reading, 2008], Jason Flemyng [Clash of the Titans, 2010], Taraji P. Henson [Talk to Me, 2007] e Jared Harris [From Within, 2008] garante o ritmo e o interesse pelas quase 3 horas de filme que passam imperceptíveis. Cada um dos seus personagens que cruza com a história da dupla de protagonistas mostra uma faceta diferente e complementa o belo mosaico de cenas magníficas embaladas por uma delicada trama musical.

"I wanna remember us just as we are now" ["Quero me lembrar de nós do jeito que somos agora" - Daisy]



Os extras deste filme são um capítulo à parte e uma verdadeira aula de cinema ! Um disco exclusivo com horas e horas para satisfazer qualquer alucinado azul com comentários do diretor, produtores, atores e de todas as áreas envolvidas neste grande projeto que durou quase 10 meses entre pré-produção, locacões e pós-produção. É obrigatório !

Por ter sido um projeto antigo, iniciado em 1987, cogitado em diversas oportunidades para ser levado às telonas, houve vários postulantes a direção [Frank Oz, Spielberg, Spike Jonze, Ron Howard], Benjamin [Jack Nicholson, Tom Cruise, John Travolta] e Daisy [Rachel Weisz]. Para se ter uma idéia, a adaptação para às telas, original de Robin Swicord [Memoirs of a Geisha, 2005] foi reescrita 7 vezes até ser roteirizada por Eric Roth ! O projeto se estendeu por tanto tempo devido a ausência de recursos tecnológicos para a realização das transformações da dupla protagonista durante a história. Somente a partir de 2005, já com Fincher e Roth encabeçando o projeto e com a produção de Frank Marshall e Kathleen Kennedy, o filme encontrou as condições adequadas para a sua realização.

As locações inicialmente estavam previstas para a cidade de Baltimore [original do conto], sendo transferidas para Nova Orleans devido aos incentivos fiscais. Foi o segundo filme, após Deja Vu [Denzel Washington, 2006], a ser rodado em Nova Orleans após a devastação do furacão Katrina. O musical representado por Daisy assistido por Benjamin é Carrousel composto por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, coreografado por Agnes de Mille. Para os amantes da velocidade em duas rodas, a motocicleta azul prateada usada por Button é a inglesa Triumph T110 [650cc] de 1956. Brad Pitt já havia trabalhado com Cate Blanchett em Babel [Alejandro González Iñárritu, 2006], com Julia Ormond em Legends of the Fall [Edward Zwick, 1994] e com Tilda Swinton em Burn After Reading [Coen Brothers, 2008]. Pitt também contracenou com Jason Flemyng em Snatch [Mickey O'Neil, 2000].

"E passamos tanto tempo tentando nos manter ocupados o suficiente para não pensarmos em nossas vidas." [David Fincher]



Um aspecto muito interessante que aparece como marcas d'água no filme é o beija flor, única ave capaz de voar para trás, o relógio da estação de Monsieur Gateau no preâmbulo do filme [muito interessante a conexão, preste atenção !] e os furacões, como o devastador Katrina, que rodam no sentido antihorário ! Todos se relacionam com o rejuvenescimento de Benjamin Button !

Para aqueles que ficaram impressionados com os números de dança de Daisy, fiquem sabendo que as coreografias levadas com leveza e fluidez foram executadas pela própria Cate Blanchett, que juntamente com o coreógrafo, foram aprendidas e ensaiadas à exaustão.

Após assistir os extras, os 150 milhões de Obamas, orçamento absurdo, podem ser explicados através das dificuldades intrínsecas do projeto, bem como da complexidade da pós-produção com a filmagem de Brad Pitt para "encaixe" de suas expressões faciais nos diversos atores que encarnaram Benjamin. Uma perfeita e sofisticada dublagem de rosto ! Além disso, as vozes dos atores que interpretaram Benjamin e Daisy durante a infância e a velhice foram substituídas pelas vozes de Brad Pitt e Cate Blanchett que criaram entonações condizentes com a idade dos seus personagens. É impressionante ! Digno de nota é o bebê, versão animatronics, construído especialmente para o filme e que lembra Brad Pitt ["Como é parecido com Brad ! É... do pescoço para baixo !" David Fincher]. A crítica maior fica por conta dos extras não estarem em 1080p. Legendas Pt-Br !

"What if I told you that instead of gettin' older, I was gettin' younger than everybody else? " ["E se eu disser a você que ao invés de envelhercer, eu estava me tornando mais jovem do que qualquer outra pessoa ?" - Benjamin Button]



A edição especialíssima que contém Benjamin & Daisy veio da Alemanha e possui legendas Pt-Br para o delírio dos taradinhos azuis. Possui uma caixa de papelão duro com foto símbolo do filme em sua face e ficha técnica no verso em uma folha anexada. Ao abrir a caixa nos alegra uma embalagem Digipack com duas bolachas e belos grafismos referentes ao filme. Acompanha um livretinho com fotos e falas dos protagonistas em forma de um belo diário. Um item colecionável sem dúvida alguma para alegrar a estante de qualquer amante deste filmaço !

"And in the spring, 2003, he looked at me. And I knew, that he knew, who I was. And then he closed his eyes, as if to go to sleep. " ["E na primavera de 2003, ele olhou para mim. E eu soube, que ele sabia, quem eu era. E então fechou os seus olhos, como se fosse dormir" - Daisy]



Quanto à imagem do blu-ray: D-e-s-l-u-m-b-r-a-n-t-e ! Este é o exemplo maior do que os alucinados por bolachas azuis anseiam por ver em suas telonas domésticas ! Alta qualidade de imagem com definição insuspeita, além de um trabalho exemplar de fotografia creditado ao cinematógrafo Claudio Miranda [Failure to Launch, 2006] que alterna tons de sépia granulados para os flashbacks simulando documentários com cores firmes e realistas ao longo da trama, com destaque para as cenas noturnas, da narrativa em primeira pessoa de Button. A abertura com a chamada para o filme com um belíssima composição de botões formando o logo da Warner é inesquecível ! O detalhamento e a definição das texturas dos objetos e cenários vai impressionar os mais exigentes. Tudo parece muito real e palpável. Nota 10 ! Referência...

"We all end up in diapers. " ["Nós todos acabamos com fraldas." - Daisy]

Poster do Filme:


O áudio é puro e imperdível DTS-HD Master Audio 5.1 ! Após curtir o filme em toda a sua plenitude experimente "ouví-lo".... todas as sutilezas, ruídos, falas, sons naturais e provocados estão todos lá, claros, definidos, com as dimensões corretas, sem artificialismo. Há cenas que vão exigir do seu Home Theater alguma imponência, sobretudo do seu subwoofer e surrounds, como o áudio dos trovões que antecedem o furacão, o embate da embarcação do Capitão Mike durante o conflito mundial. Não é um filme de ação com perseguições estonteantes e explosões inimagináveis, mas é uma edição que fará muito bem aos ouvidos mais atentos. A trilha sonora transparente e envolvente é do competente Alexandre Desplat [Julie & Julia, 2009]. Reparem na música tema e nas delicadas tessituras de uma orquestra comportando-se como um sutil conjunto de câmera.

Trailler do Filme


Entrevista com Brad Pitt, Cate Blanchett & David Fincher


Resumindo: é um filmaço, embora longo, criativo nas soluções encontradas nos diferentes caminhos propostos pelo conto original de Fitzgerald, atuações intocáveis regidas por uma direção soberba ! Qualidade de áudio & vídeo espetaculares no quesito bolacha azul ! Edição caprichada de colecionador. Recomendadíssimo ! Para os mais taradinhos recomendo igualmente a leitura do conto original de Scott Fitzgerald.

Avaliação:
. Enredo: 4.5/5
. Imagem: 5/5
. Áudio: 5/5
. Extras: 4/5
. Edição: 4.5/5

Ficha Técnica: The Curious Case of Benjamin Button (Blu-ray) (2-Disc Special Edition) (German Version)
. Vídeo
Video codec: VC-1
Video resolution: 1080p
Aspect ratio: 2.39:1
Original aspect ratio: 2.39:1
Data de Lançamento BD: 29.05.2009

. Áudio
Inglês: Dolby TrueHD 5.1 / Alemão, Inglês, Espanhol, Italiano, Português, Tailandês, Turco: DD 5.1
. Legendas:
Alemão, Inglês, Espanhol, Dinamarquês, Finlandês, Cantonês, Coreano, Chinês, Holandês, Norueguês, Italiano, Turco, Indonesiano, Português, Sueco
. Disco:
Capacidade: 50GB Blu-ray Disc (2 BD)
Região: ABC
Duração: 166 minutos

. Extras:
Feature Length Film with optional commentary by director David Fincher Featurette: The Curious Birth of Benjamin Button:
. First Trimester: Preface / Development & Production / Tech Scouts / Storyboard Gallery / Art Direction Gallery
. Second Trimester: Production Part One / Production Part Two / Costum Design / Costum Gallery
. Third Trimester: Performances Capture / Visual Effects / Sound Design / Desplat's Instrumentarium
. Birth: Premiere / Production Gallery
Trailers
Extras: Galleries
On-Line

Fotos da Edição:

















2 Comments:

At 7:39 AM, Anonymous Anônimo said...

Visit us at the moment to come by more facts and facts regarding By us at the moment to buy more knowledge and facts regarding [url=http://select.compare.com.pl]kurs manicure[/url]

 
At 4:20 AM, Anonymous Anônimo said...

top [url=http://www.001casino.com/]casino online[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] free no consign reward at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

 

Postar um comentário

<< Home