Shoot'em Up
Sugestão Azul: Shoot'em Up ["Mandando Bala"] ! Pura diversão com cenas antológicas, muita bala e adrenalina, e claro, muito humor e cenouras !
Reúna os marmanjões azuis em sua sala com muita pipoca & guaraná e se deixe levar pelo mal humorado Clive Owen e a m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a Monica Bellucci ! Destaque ainda para o sempre competente Paul Giamatti ! Precisa mais ?

Shoot'em Up
Mandando Bala, 2007 [New Line Cinema]"You know what I hate?" ["Sabe o que eu odeio ?" - Mr. Smith]
"Why is a gun better than a wife? Because you can put a silencer on a gun." ["Por que uma arma é melhor do que uma esposa ? Porque você pode colocar um silenciador em uma arma." - Mr. Hertz]

Galera BDista, parece meio óbvia a principal razão que me fez eleger esta bolacha azul para exercitar o ato de escrever e entreter. Esta razão se chama Monica Bellucci ! Espero que não haja vozes discordantes sobre a presença impactante desta deusa italiana que transforma este filme de ação em algo inesquecível ! Cenas antológicas de muito bom gosto e sensualidade fazem da transa com o personagem de Clive Owen um momento marcante que povoará a mente de muitos taradinhos desvairados azuis ! Para as meninas Na'vi a presença do viril e divertido Clive Owen é uma compensação sem tamanho ! E no meio disto tudo está o brilhante e cada vez mais notório Paul Giamatti que engrandece o seu personagem com uma densidade cômica que dificilmente nos esqueceremos !
Outro importante motivo, embora bem secundário, é a maneira astuciosa com que o escritor e diretor Michael Davis [Monster Man, 2003] conduz, em tom de paródia, repleto de bom humor e grandes sacadas, o enredo, a princípio banal, com muito ritmo e fluidez. Os diálogos são muito bem elaborados, rápidos e furiosos ! Possuem uma verve e tem a sabedoria de não levar a estória, tão inverossímil, a sério ! Sem estes cuidados, o filme seria um exageradésimo exercício de ação infindável onde a chuvarada de balas só é comparável às estrelas "shurikens" de seu par Ninja Assassino [2009, James McTeigue] ou os filmes estrelados pelos eternos mercenários brucutus Stallone, Statham & Cia. ou mesmo o exterminador Schwarzenegger !
"You are the angriest man in the world!" ["Você é o mais raivoso homem do mundo !" - DQ]
g.jpg)
Logo de partida estamos na companhia de Mr. Smith [excelente Clive Owen, Duplicity, 2009], solitário, em uma noite qualquer, sentado em um banco próximo a uma parada de ônibus. Deserto, silencioso e escuro. Repentinamente corre à sua frente uma grávida arfante e desesperada perseguida por um homem com cara de poucos amigos exibindo a sua arma, orgulhoso. Relutantemente e com certo enfado, levanta-se e vai atrás da dupla em correria. Dentro de uma fábrica abandonada mata o perseguidor, faz o trabalho de parto em meio a um inacreditável tiroteio e salva o bebê recém nascido do verdadeiro "bad guy", o líder da gangue, Mr. Hertz [o grande Paul Giamatti, Sideways, 2004]. Assim como Mr. Smith todos acreditamos inicialmente que a razão da perseguição é a jovem mãe ensandecida. A sequência inicial já mostra em sua plenitude o significado do título, bem como o tom com que o enredo levará o espectador assustado até o final desta aventura azul ! A cena do parto é divertidíssima... não entendemos a razão da perseguição, a presença de uma portentosa cenoura [vegetal preferido do personagem Mr. Smith ! hilário...], uma grávida ao acaso e um bando de meliantes armados até os dentes atirando mais do que durante o desembarque da Normandia [Leia O Resgate do Soldado Ryan [1998, Steven Spielberg]].
"I don't understand a word you're going on about, but I know exactly what you're saying and I refuse to apologize." [Não entendo uma palavra do que está rolando, mas sei exatamente o que está dizendo e me recuso a pedir desculpas. - Mr. Smith]

Após a carnificina inicial encontramos Mr. Smith tomando conta desajeitadamente de seu novo companheiro. Tenta abandoná-lo, mas é convencido que o pobre bebê é, na verdade e desde o início, alvo do malévolo Mr. Hertz [nome anedota !]. Neste momento entra em cena a prostituta Donna Quintano, DQ [deliciosa Monica Bellucci, Malèna, 2000], que acabara de perder o seu filho e foi convocada para amamentar e cuidar do baby Oliver ! Em um quarto improvável, DQ aparece em roupas e com atitudes de fazer qualquer barbudo lamber a maçaneta ! As sequências que ali se passam entre o trio principal é de tirar o fôlego e prender a atenção de qualquer espectador.
"[after coming across a room full of semen samples] Watch where you step. The ice cream is melting" [após atravessar uma sala cheio de amostras de sêmem - "Cuidado com os seus passos. O sorvete está derretendo." - Mr. Smith]
"What ?" ["O quê ?" - DQ]
"I thought donor sperm was your department" ["Pensei que doadores de esperma fosse o seu departamento." - Mr. Smith]

Com a dupla de protetores formada e agora em fuga com o pequeno Oliver a trama é acelerada através de situações extremas pontuadas por cenas sensuais entre os protagonistas e os encontros frenéticos e inevitáveis entre mocinhos charmosos e bandidos cruéis, suportados por um argumento pouco convincente e linear. Reparem no mal humor de Mr. Smith, que é inflamado ao extremo ao se deparar com tipos irritantes e desprezíveis, que encontramos em nossa vida rotineira e que, infelizmente, não podemos exterminá-los ! Através do porta voz Mr. Smith ficamos sabendo o que irrita sobremaneira o diretor Davis.
DQ é responsável pelas observações mais desconcertantes do filme e ouví-la reclamando em italiano não tem preço ! A química entre Owen e Bellucci é das mais intensas e é responsável pela atração que a película exerce. O lado inusitado do vilão Mr Hertz fica por conta das ligações recebidas de sua distante esposa pelo celular nos momentos mais críticos da trama.... um achado do despretensioso Michael Davis.

A ação é tão frenética e caricata que não nos causa náusea ou enfado, e sim, muita diversão pelas situações absurdas resolvidas de forma criativa e inesperada. A irritação frequente de Mr. Smith só faz frente ao desequilíbrio de Mr. Hertz, aplacada somente pelo dueto harmonioso dos olhos profundos e a boca fumegante de DQ. Atentem para detalhes como fraldas improvisadas, colete à prova de bala, meia como gorro e, a incrível cena do parquinho infantil. Shoot'em Up não será lembrado como filme cabeça, clássico de ação, ou mesmo por atuações comoventes e inigualáveis ! Se propõe a ser um filme de entretenimento puro, inventivo, bem humorado e acima de tudo, divertido. E, meus amigos azuis, cumpre com maestria esta proposta ! Confira...
"What I really hate, is a pussy with a gun in his hand." ["O que eu realmente odeio, é uma bicha com uma arma na mão." - Mr. Smith]

A direção segura e envolvente de Michael Davis é muito superior às suas habilidades como escritor, pois a trama, se é que existe, é de uma primitivismo canhestro. Entretanto, é superado por inacreditáveis cenas de ação com tiroteios infernais em locais inusitados, perseguições de carro e um humor ácido contundente através de diálogos inteligentes. A interpretação equilibrada e harmoniosa do trio de protagonistas torna o filme a um candidato "cult".

Algumas curiosidades sobre o filme: em números - foram utilizadas quase 60 litros de sangue falso nas cenas de ação durante 86 minutos de filme. A pilha de mortos que permeia a trajetória de Mr. Smith totaliza 106 ! Mais de 200 armas diferentes foram usadas, algumas especialmente concebidas para o filme. As filmagens duraram próximo de 55 dias. Somente Mr. Smith faz uso de 18 armas de fogo, a primeira delas, uma Walther PPK [arma predileta de James Bond], referência a uma opção considerada pela produção de 007, no caso, Clive Owen. Uma das regras determinada pelo diretor é que não haveriam explosões. O filme deveria estar centrado em tiros de armas de fogo. Há muitas referências no filme aos desenhos da Warner. Mr. Smith com as suas incontáveis cenouras mais parece o Pernalonga caçado incansavelmente pelo Hortelino [Mr. Hertz]. Aliás, reparem na semelhança entre o Paul Giamatti e o personagem animado ao longo da trama. É hilário quando toca o celular de Mr. Hertz, simplesmente a Cavalgada das Valquírias de Richard Wagner.
"[after ramming a carrot through the back of a killer's head] Eat your vegetables." [depois de enfiar uma cenoura até o fundo da cabeça do assassino - "Coma os seus vegetais." - Mr. Smith]

A edição aqui analisada é uma bela marmita alemã com acabamento impecável e fotos estampadas expressivas na frente e no verso. Internamente mais fotos coloridas estampadas exibindo a qualidade germânica quando se dispõe a caprichar. Bolacha azul única, região B e sem legendas em português [grrrr...]. Apesar destas limitações recomendo a edição para futura "Gambiarra Edition", onde se substitui a bolacha original por uma com áudio e legendas na nossa maravilhosa língua pátria !
"oh, you have caused me no end of trouble!" ["Você tem me causado problemas sem fim !" - Mr. Hertz]

Taradinhos azuis, apesar de não possuir legendas Pt-Br e coisa e tal, a imagem deste blu-ray é de excelente qualidade ! Um exemplo do que a resolução em hidef / 1080p pode fazer em sua sala de estar ou dedicada ao seu home theater. Tudo está lá, bem definido, cores intencionalmente explosivas [saturadas] e firmes com detalhes impressionantes e que dão um tom surrealista à estória absurda e fantástica. Toda a combinação de cores é muito "quente" em consonância com a proposta do diretor Michael Davis, exemplarmente cumprido pelo cinematórgrafo Peter Pau [vencedor do Oscar por Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000]. Pretos majestosos ressaltando as cenas noturnas com maestria e profundidade. Para o caçador de grãos em películas, há uma agradável surpresa: estão lá, ainda que minimamente, e complementam a imagem magnífica da bolacha azul. É um belo exemplo de como os famigerados grãos podem conviver pacificamente em um disco de alta resolução. Recomendo !
Poster do Filme:

Um filme de ação deste calibre não poderia de forma alguma nos decepcionar com o áudio ! E não decepciona mesmo ! É simplesmente fantástico ! Não vai parar de exigir de suas caixas trabalho intensivo e contínuo durante todo o filme. Tudo isso embalado em DTS-HD MA 7.1 que fará com que você participe intensamente dos insanos tiroteios, queira dialogar com os personagens, sentir nas veias a adrenalina pulsando e, perturbar-se com a respiração ofegante de DQ durante as cenas mais sensuais ! Um verdadeiro delírio compartilhado pelas surrounds e o trio de caixas principais. Pura referência ! Encha a sala de visitas e aproveite ao máximo com muita pipoca, guaraná & cenouras !
Resumindo: apesar de não contarmos até o presente momento de uma bolacha azul com áudio e legendas em português, não podemos nos privar desta divertida produção ! Muita ação, beijos e caretas com Monica Bellucci, Clive Owen e Paul Giamatti ! Precisa mais ?
Avaliação:
. Estória: 3/5
. Imagem: 5/5
. Áudio: 5/5
. Edição: 4/5
Ficha Técnica: Shoot'em Up (Blu-ray) (Steelbook Limited Edition) (German Version)
. Vídeo
Video codec: VC-1
Video resolution: 1080p
Aspect ratio: 2.35:1
Original aspect ratio: 2.39:1
Data de Lançamento BD: 02.10.2008
. Áudio
Inglês: DTS-HD MA 7.1 / Alemão: DTS-HD MA 5.1
. Legendas:
Inglês para Deficiente Auditivo, Alemão para Deficiente Auditivo
. Disco:
Capacidade: 50GB Blu-ray Disc (1 BD)
Região: B
Duração: 86 minutos
. Extras:
Enhanced visual commentary (PIP)/ Audio commentary by director and writer Michael Davis / Unused scenes with optional audio commentary by director Michael Davis / "Ballet of Bullets - Making Of" Shoot'Em up " / The original animatics, directed by Michael Davis / U.S. Trailer / TV Trailer Remix / Red Band Trailer
Fotos da Edição: