sábado, setembro 25, 2010

Kick-Ass

Sugestão Azul: Quebrando Tudo com Kick-Ass ! Quadrinhos de Mark Millar agora em Edição Azul !

A garota Chloë Grace Moretz dá um verdadeiro show como Hit Girl neste filme delicioso, violento e divertido com heróis improváveis em um mundo muito mau ! Edição Enlatada da Rainha !




Kick-Ass

Quebrando Tudo, 2010 [Universal Pictures Home Entertainment]

"I can't read your mind. But I can kick your ass"["Não posso ler a sua mente. Mas posso chutar o seu traseiro"]

"With no power, comes no responsibility. Except, *that* wasn't true" ["Sem poderes, não há responsabilidade. Exceto, *isto* não é verdadeiro." - Dave Lizewski]



As Histórias em Quadrinhos [HQ] sempre foram uma inesgotável fonte de inspiração para as produções das grandes telas e seriados de TV. Algumas já se tornaram clássicas, como as franquias X-Men [Bryan Singer, 2000], Batman [Christopher Nolan, 2008] e Spider-man [Sam Raimi, 2002], outras revelaram aos não iniciados a genialidade de um Frank Miller em fantásticas histórias como Sin City [Robert Rodriguez, 2005] e 300 [Zack Snyder, 2006] e, infelizmente, tantas outras se transfiguraram em um verdadeiro desapontamento, deixando os fãs ensandecidos e raivosos como o mais recente The Spirit [Frank Miller, 2008].

Mark Millar e John Romita Jr. são os autores desta aventura levada às telas e agora distribuída em bolachas azuis para o nosso deleite particular de nossa salas. E o título é revelador do que estamos prestes a assistir: Kick-Ass, traduzido pelos imaginativos distribuidores verde-amarelo tupiniquim como Quebrando Tudo !

"Like most people my age, I just existed. " ["Como a maioria das pessoas da minha idade, eu simplesmente existia." - Dave Lizewski]



É uma feliz transposição do mundo HQ, a exemplo do mal compreendido Watchmen [Zack Snyder, 2009], e que tira enormes vantagens dos recursos cinematográficos ao fazer, sem qualquer esforço, referências aos filmes consagrados do imaginário POP, principalmente ao visual da trilogia do Homem-Aranha. Tudo funciona muito melhor em um mundo colorido, leve, que na proposta original do diretor e cinematógrafo tenta se aproximar ao máximo da nossa realidade comum e corriqueira. Não há nada espetacular como dobras do tempo, velocidades "warp", realidades paralelas, zumbis esfomeados ou alienígenas amistosos ou cruéis. Também não há qualquer compromisso com aspectos morais ou com a legalidade instituída por uma sociedade pudica. É um filme honesto e a sua proposta está explicitada no título. E nem poderia ser diferente, a platéia para a qual o filme foi endereçado inicialmente ficaria ressentida se não houvesse violência e palavrões em profusão. Certamente ficaria ofendida se encontrasse mulheres nuas, romances vampirescos ou tiradas cômicas e escatológias !

A linearidade da trama aliado ao dinamismo das cenas em movimento contribuem para um maior envolvimento e organicidade na reação dos espectadores. Claro que as linguagens são distintas e possuem os seus próprios recursos, assim como as obras literárias transpostas para o cinema. De qualquer forma, vale aquela máxima: leia o gibi, assista ao filme e ouça a trilha sonora !

Yeah, that's right! We're superheroes! You love us!" ["Yeah, tá certo ! Somos superheróis ! Vocês nos amam !" - Chris D'Amico]



O filme conta a história de um adolescente comum, Dave Lizewski, que "simplesmente existe" cercado de seus dois amigos Marty e Todd, levando uma vida de estudante aborrecida como qualquer um de sua idade. E ainda com os hormônios em contínua ebulição, principalmente quando esbarra na deliciosa Katie Deauxma [Lyndsy Fonseca, de Desperate Housewives, 2008-2009]. É obcecado por quadrinhos, viciado em prazeres solitários, e conectado na net, onde compartilha o seu mundo virtual nas redes sociais. Em um belo dia pergunta aos amigos, como se fosse um pensamento original e genial, o porque de todo mundo querer se parecer com Paris Hilton [eu não !] e não com um superherói bacanudo pronto a ajudar as pessoas e tornar o planeta um lugar mais seguro !?

"Se milhões querem ser Paris Hilton, com tantos fãs de quadrinhos por aí, por que ninguém quer ser o Homem-Aranha?"

A inocência, aliada a uma inspiração estúpida, leva Dave Lizewski a comprar uma ridícula roupa de mergulhador verde com detalhes em amarelo [não, ele não é brazilianista fanático !] e a se auto proclamar Kick-Ass ! Com a proposta de sair às ruas e combater pequenos marginais atuando como um verdadeiro e real vigilante. Sem poderes e sem qualquer treinamento Dave encontrará uma atmosfera completamente distinta das páginas coloridas quadrinizadas e com balões pipocando das bocas de seus personagens prediletos. A violência que se depara no mundo real é sentida através de verdadeiras surras e com a presença da Sra. Morte prestes a visitá-lo ! Em sua primeira investida é esfaqueado e atropelado indo parar no hospital com a horrível preocupação de não explicar as suas incríveis vestimentas ! As licenças tomadas pelo cineasta em relação aos quadrinhos, principalmente o final, tornam o encadeamento das cenas mais amarradas e fluidas para os amantes do "comic book" e para os simples mortais. Naturalmente espocaram críticas das alas mais shiitas dos ardorosos fãs de Millar & Romita Jr. !

"How do I get a hold of you?" ["Como encontro você?" - Dave Lizewski]
"You just contact the mayor's office. He has a special signal he shines in the sky; it's in the shape of a giant cock." ["Basta contatar o prefeito. Ele tem um sinal que brilha no céu, na forma de um grande peru" - Hit Girl]

Após a estréia mal sucedida no mundo do combate ao crime volta às ruas à noite, e desta feita se envolve em uma briga desigual com marginais ao tentar defender um pobre coitado. Para a sua sorte a briga é filmada por celulares curiosos e entusiasmados e colocadas na internet. Fama instantânea, admiradores por todo lugar, reconhecimento nacional ! Um verdadeiro fenômeno criado pelo mundo virtual !

Daí a se encontrar com os verdadeiros vigilantes mascarados, Hit Girl e o seu pai Big Daddy, e gângsters mafiosos liderados pelo vilão Frank D'Amico, tornando a sua vida muito mais heroica do que imaginava, é um pequeno pulo. Deste ponto em diante a vida comum e real que nos cerca é atirada ao longe. A transformação em sequências Tarantinescas de mascarados juvenis em coreografias inacreditáveis, com um arsenal que deixaria qualquer Neo e Trinity de boca aberta, e uma pancadaria e violência que faria o Ninja Assassino [Ninja Assassin, James McTeigue, 2009] voltar para a China !

"What's the difference between Spider-Man and Peter Parker? Spider-Man gets the girl." ["Qual é a diferença entre o Homem-Aranha e Peter Parker? O Homem-Aranha fica com a garota." - Dave Lizewski]



Escrever sobre Kick-Ass é falar principalmente das três principais figuras deste celebrado filme tão esperado pelos fãns dos quadrinhos: o escritor Mark Millar, o diretor Matthew Vaughn e a atriz mirim Chloë Moretz !

O escocês Mark Millar é figurinha carimbada no mundo dos quadrinhos, ganhador de inúmeros prêmios e reconhecido mundialmente como um dos mais criativos e surpreendentes autores de sua geração. Responsável pelo impulso dado aos X-Men, pelos recordes de venda das revistas do Spider-man, por trazer os Fantastic Four ao século XXI e fazer do Superman um comunista ! É autor da HQ mais vendida da indústria americana da última década, Civil War [Marvel]. No mundo azul é mais conhecido como autor dos quadrinhos que deram origem ao filmaço Wanted [Timur Bekmambetov, 2008] tendo Angelina Jolie encarnando a mortífera Fox e James McAvoy como o fracassado Wesley ! Em comum com Wanted, HQ autoral mais bem sucedido dos últimos dez anos, Kick-Ass foi vendido à indústria cinematográfica mesmo antes da primeira edição chegar às bancas ! Um feito notável neste universo fantástico, onde se encontram os mundos habitados por fanáticos: fanzines e adoradores da sétima arte ! Kick-Ass é o maior sucesso editorial de Millar ! E já está escrevendo a terceira sequência desta história. Provavelmente virá para as telas Kick-Ass 2...

O diretor inglês Matthew Vaughn não possui uma extensa filmografia, apenas Layer Cake [2004, com Daniel Craig] e Stardust [2007, com Claire Danes], mas é conhecido pela sua notória determinação e por não fazer concessões ao mundo hollywoodiano. Depois de tentar vender o filme Kick-Ass aos principais estúdios sem sucesso e percebendo que teria que ajustar este projeto ousado e violento aos padrões do cinemão, foi atrás de dinheiro independente e concebeu o filme, juntamente com a roteirista Jane Goldman [Stardust, 2007], na exata medida das suas idéias. Enquanto Mark Millar estava finalizando a história, Vaughn estava roteirizando e viabilizando a produção junto ao produtor Tarquin Pack. A interação entre a produção do filme e os autores Millar e o lendário John Romita Jr. fica muito clara nas mais de duas horas de extras que acompanham o filme.

A atriz Chloë Moretz [(500) Days of Summer, 2009], a jovem revelação de 12 anos como Hit Girl, é simplesmente encantadora ! A escolha certa depois de inúmeros testes para a personagem central do filme e a maior responsável pelo tremendo sucesso da película: mistura de meiguice e inocência com as habilidades mortíferas de uma assassina serial infantil ! Para compor Mandy / Hit Girl teve um extenso e exaustivo treinamento preparatório de mais de 4 meses com especialistas em artes marciais, balé e armas. O mais curioso é que com esta idade não estaria autorizada a assistir ao próprio Kick-Ass [censura de 15 anos no Reino Unido] e a outros filmes liberados pela mãe sempre presente, como a dupla de Kill Bills [Quentin Tarantino, 2003-04] ! Além da violência explícita do filme, os palavrões dos diálogos irônicos e irreverentes, seriam motivos suficientes para que ficasse de castigo até os 90 anos de idade, nos conta Chloë com uma simpatia envolvente. As cenas de ação foram feitas quase em sua totalidade pela talentosa atriz. As personagens Mindy e Hit Girl têm características antagônicas e são bem definidas durante as cenas do filme se complementando de forma magnífica pela jovem atriz. Por isso, a cena em que retira a máscara de Big Daddy e onde se vê a transformação psicológica de Hit Girl em Mindy MacCready é realmente comoventee um dos pontos altos do filme ! Ponho-me de pé e tiro o chapéu para a Hot Girl, Chloë Moretz ! Sem dúvida, uma grande promessa que merece ser seguida.

"I'll be honest, there wasn't a whole lot of crime-fighting in those first few weeks. But even so, my new vocation kept me plenty busy. I called it preparation. But if you called it fantasizing, it would've been hard to argue. All I knew was, I never felt so good about myself. " ["Vou ser honesto, não havia muita coisa de combate ao crime nas primeiras semanas. Mas mesmo assim, minha nova vocação me mantinha bem ocupado. Eu chamaria de preparação. Mas, se você quiser chamar de fantasiar, bem isso será difícil de contradizer. Tudo o que eu sabia era que eu nunca tinha me sentido tão bem com relação a mim mesmo." - Dave Lizewski]



Nicholas Cage [Ghost Rider, 2007], um apaixonado por quadrinhos foi facilmente cooptado para o elenco após ler o roteiro. Encarna um Big Daddy surpreendente, pois para o êxtase da equipe de filmagem, incluindo Matthew, desde as primeiras cenas incorporou os trejeitos e a entonação famosa de Adam West como o lendário Batman da série televisiva da década de 60. A fantasia de Big Daddy é a do famoso morcego, de forma estilizada, e o herói de Gothan City é citado em diversas ocasiões ao longo do filme. Uma grande homenagem, sem dúvida.

Já o heroi do filme, Kick-Ass/Dave Lizewski, o ator inglês Aaron Johnson [The Illusionist, 2006], teve que se preocupar com o sotaque americano, mas não precisou fazer qualquer treinamento para as cenas de ação, já que o seu personagem era para ser o mais desajeitado possível, próximo de um garoto normal. É interessante ver a transformação de Aaron ao por a máscara. Seus olhos são outros, há um encanto diferenciado neste jovem ator. E há um momento ímpar no filme quando encontra Red Mist e saem pelas ruas da cidade como adolescentes normais à procura de diversão em um potente Mustang.

"Playtime's over kid." ["A brincadeira acabou garota." - Frank D'Amico]
"I *never* "play"." ["Eu *nunca* brinco." - Hit Girl]



Do lado dos bandidos, Mark Strong [Sherlock Holmes, Guy Ritchie, 2009] está bastante à vontade como o mafioso todo poderoso Frank D'Amico. Em todas as cenas em que participa a cor laranja o acompanha. Seja no tampo da mesa do seu escritório "yuppie", seja na camisa social, nas gravatas... uma maneira interessante de caracterizar o personagem do mal. Já o seu filho, Red Mist encarnado pelo divertidíssimo ator Christopher Mintz-Plasse [o eterno McLovin de Superbad, 2007], que não tem absolutamente o tipo físico para fazer um super-heroi, mas se sai muito bem com uma caracterização que lembra um líder juvenil de banda de rock com cabelos espetados, malha de couro com detalhes em vermelho. Hilário ! Além, de possuir o mustang vermelhão super incrementado que qualquer heroi teen gostaria de exibir para a galera. O carro original foi customizado pelo Pimp My Ride, o programa da MTV. Matthew Vaughn nos conta que procurou todos os fabricantes de carros da Califórnia para ver se algum daria o carro para o filme e só levou negativas. Teve que comprar o carro e ainda mexeu no motor, sendo reconstruído totalmente. Christopher, ator americano, teve que aprender a dirigir o carro, dotado de câmbio manual. Ao dirigir o carro esteve sob constantes ameaças do diretor para que nada acontecesse ao veículo. Ao final, como se sabe, o mustang acabou ficando com Matthew para uso particular.

"If it wasn't for you, I'd be dead." ["Se não fosse por você, eu estaria morto" - Dave Lizewski]



Os extras deste filme são bem abrangentes e informativos mostrando as fases de produção com a participação, é claro, do diretor Matthew Vaughn, um chatão, diga-se de passagem, do produtor Tarquin que nos conta fatos interessantes e anedotas sobre o desenvolvimento das filmagens. É ótimo ver como os atores se divertiram e como a pós-produção com os efeitos visuais complementam aquilo que a turma dos efeitos especiais detonaram durante a tomada de cenas. Engloba também todo o processo criativo e de desenvolvimento [autoria, desenhos, linhas e coloração] de uma história em quadrinhos do porte de Kick-Ass com as verdadeiras estrelas deste mundo à parte.

Daniel Craig [Quantum of Solace, 2008] e Mark Wahlberg [Shooter, 2007] foram cogitados para o papel de Big Daddy antes de Nicolas Cage. Ainda bem que não foram escolhidos ! É curioso perceber que após o primeiro encontro entre Kick-Ass e Hit Girl, vemos Big Daddy no topo de um outro prédio embaixo de um enorme outdoor com a foto de Claudia Schiffer, esposa do diretor Vaughn. Depois de ser rejeitado por cada grande estúdio, Matthew Vaughn conseguiu o dinheiro para o filme durante um jantar com amigos e conhecidos e fez o filme de forma independente. Depois vendeu para a Universal por um valor muito maior do que originalmente pedido. A montagem do gibi que mostra a vida passada de Damon Macready foi ilustrada por nada menos do que John Romita Jr. Os créditos finais dão os nomes dos capangas de D'Amico, cinco deles têm os nomes curiosos de "Posh", "Scary", "Sporty", "Ginger", e "Baby", nomes das Spice Girls ! A fala de Big Daddy "Now go to Robin's revenge!" [Agora vá para a vingança de Robin!] é uma alusão a uma história em quadrinhos, onde Robin estava lutando com um mestre cego das artes marciais, que com as suas habilidades mantinham Robin longe de derrotá-lo. Robin então disparou um apito automático que o desnorteou completamente o seu primeiro sentido, conseguindo então derrotá-lo.

"I always wanted to say this. Say hello to my little friend!" ["Eu sempre quis dizer isso. Diga hello para o meu pequeno amigo!" - Huge Goon]

A edição enlatada veio da terra da Rainha e contém 3 discos [1 BD e 2 DVDs]. Legendas apenas em inglês [há opção de compra da marmita alemã com legendas Pt-Br !]. A edição é muito bonita com a frente toda em preto fosco com o título Kick-Ass em amarelo imitando letras em spray. Ressalva à crítica estampada, bem como do logo com a faixa etária permitida no Reino Unido. O verso, também em preto, apresenta a ficha técnica do filme com fotos do filme. Ao abrir a marmita, surpresa maior para deleite dos taradinhos azuis: uma linda arte interna com os personagens do filme de costas no alto de um edifício ! Um belo item, sem dúvida alguma, para figurar na estante do colecionador azul !

"So, you wanna play? Okay you cunts... Let's see what you can do now!" [Hit Girl]



A imagem desta bolacha azul vai agradar com certeza ! Cores firmes e vibrantes, não tão explosivas e saturadas como em Shoot'em Up [Michael Davis, 2007], mas com uma estética próxima a do colorista do gibi original. Tudo muito detalhado, nada ou pouca granulação, texturas, tecidos, cor de pele.... não haverá decepção em sua tela doméstica ! Uma coisa interessante a conferir, não sei se intencional ou não, é a pouca profundidade do preto no decorrer da película. Digo intencional, pois ao assistirmos os extras sobre a HQ, uma das demandas do John Romita Jr. é que não houvesse áreas negras ["solid black"], cumprida à risca pelo arte finalista e colorista da série. Cinematografia assinada por Ben Davis [Blown Apart, Sharon Maguire, 2008].

"Mindy, no more homework, Babydoll. Time for Frank D'Amico to go byebye." [Damon Macready]

Poster do Filme:


O áudio é um autêntico DTS-HD Master Audio 5.1 e é um verdadeiro show fazendo a sua sala tremer ! As cenas de ação são de tirar o fôlego.... experimente "sentir" o motor do mustang, a bazuca em suas caixas, tiros, facas sibilantes, esguichos vermelhos ! Tudo claro e alto ! E melhor, embalado por uma trilha sonora fantástica, escolhida a dedo pelo diretor Vaughn: The Prodigy, Primal Scream, The Little Ones, New York Dolls, The Dickies, The Pretty Reckless, Sparks, Ennio Morricone e Elvis Presley, entre outros. Tente identificá-las ! Subwoofer e surrounds rolam soltos...
Para assistir com volume bem alto !

Trailer do Filme


Entrevista com Chloë Moretz no Comic-Con


Resumindo: se pegar esta bolacha azul sem qualquer tipo de preconceito, sem dúvida passará duas horas entretido com imagem & áudio de qualidade, divertindo-se como um adolescente, que algum de nós já o esqueceu ! Recomendo ! E não esqueça de ler a história em quadrinhos de Millar e Romita Jr. ! Um desbunde !

Avaliação:
. Enredo: 4/5
. Imagem: 4/5
. Áudio: 4.5/5
. Extras: 4/5
. Edição: 4.5/5

Ficha Técnica: Steelbook Kick-Ass(Blu-ray) (3-Disc Special Edition) (British Version)
. Vídeo
Video codec: MPEG-4 AVC
Video resolution: 1080p
Aspect ratio: 2.39:1
Original aspect ratio: 2.40:1
Data de Lançamento BD: 06.09.2010

. Áudio
Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1
. Legendas:
Inglês
. Disco:
Capacidade: 50GB Blu-ray Disc (1 BD, 2 DVDs)
Região: ABC
Duração: 117 minutos

. Extras:
- Feature Length Film with optional commentary by director Matthew Vaughn
- A New Kind of Super-Hero: The Making of Kick-Ass
. Pushing Boundaries / Let´s Shoot This F***er! / Tempting Fate / All Fired Up
- It´s On! The Comic Book Origin of Kick-Ass
- The Art of Kick-Ass
. Storyboards / Costumes / On-Set Photography / Production Design / John Romita Jr Art for the Film

Fotos da Edição: